Durante a pandemia de coronavírus, é essencial para todo empresário cuidar da sua gestão de encomendas. No caso dos confeiteiros e demais profissionais que trabalham com alimentação, a atenção a esse assunto deve ser ainda mais minuciosa, afinal, a Covid-19 é altamente contagiosa, e os clientes têm medo de se contaminarem.
Por isso, tão importante quanto cuidar da higiene em todas as etapas do seu processo de produção é divulgar (de forma constante, caprichada e eficaz) os métodos de prevenção que estão sendo seguidos pela sua empresa.
Isso vai desde o cuidado com a saúde dos profissionais que ali trabalham até a limpeza das superfícies, pois o vírus é capaz de sobreviver durante horas em diferentes tipos de materiais e, assim, continuar se propagando.
Para que a sua confeitaria não sofra impactos financeiros por causa desse medo de contaminação, vamos listar agora 3 dicas para otimizar a sua gestão de encomendas, ajudando a cuidar da saúde das pessoas e também do seu negócio. Boa leitura!
Certamente, a forma de produção de micro e pequenos empresários mudou desde o início da pandemia: além da quantidade de encomendas (que pode ter aumentado ou diminuído), foi preciso adequar o negócio ao sistema de delivery.
Além disso, a demanda dos produtos pode ter sido alterada, transformando o fluxo. Por isso, é fundamental manter a sua agenda organizada em detalhes, a fim de não se perder nessa nova rotina nem correr o risco de deixar os seus clientes sem entrega — ou aguardando demais.
O seu estoque também precisa estar adequado a essa nova realidade. Se antes da pandemia era fácil repor os ingredientes, hoje, o desafio pode ser maior. Algumas matérias-primas podem ficar em falta e muitos dos seus fornecedores habituais que tinham lojas físicas também precisaram se adaptar às vendas online.
Por esse motivo, é preciso buscar outras possibilidades e ficar atento aos prazos de entrega, para que você não perca vendas por falta de insumos ou prometa algo que não consiga entregar em tempo hábil.
Organizar a sua rotina durante o isolamento social pode ser um desafio ainda maior do que imaginou. Se, antes, era possível prever as encomendas, hoje, tudo pode mudar de um dia para o outro: pedidos inesperados, cancelamentos, falta de suprimentos e processos do delivery são fatores que precisam ser acompanhados diariamente.
A melhor forma de otimizar o seu trabalho e aumentar a produtividade, então, é dividir as suas tarefas do dia a dia de acordo com as prioridades do negócio e a agenda. Lembre-se também de não ser tão duro com você mesmo, tendo em vista o acúmulo de funções com a casa, os filhos etc.
Não manter esses pontos de atenção nem dar a devida atenção aos impactos do coronavírus (tanto no setor empresarial quanto em relação à saúde das pessoas) pode ser fatal para a sua empresa nesse momento.
É possível, sim, vencer a pandemia e, até mesmo, encontrar novas formas de trabalhar daqui pra frente, mas, para isso, é preciso considerar as consequências da má gestão de encomendas, como a perda de clientes, de faturamento e o enfraquecimento da sua marca — o que pode custar a sua sobrevivência, até mesmo depois que a pandemia passar.
Se você gostou deste conteúdo e quer saber como administrar um comércio de sucesso, confira o nosso guia completo sobre o assunto!