A temperatura vai caindo e os amantes de um bom quitute já sabem que é hora de começar a curtir os doces de festas juninas. Típicos das celebrações dos meses de junho (e também de julho, em algumas ocasiões), os quitutes são tradicionalmente preparados para celebrar o Dia de São João, comemorado em 24 de junho.
Mas como o mês também é dedicado a outros santos da religião católica, como Santo Antônio e São Pedro, podemos aproveitar todas as semanas mais frias para saborear essas delícias!
Se você já trabalha com a produção de doces, saiba que essa é uma ótima época para alavancar as vendas, já que nem todas as pessoas que apreciam os doces de festas juninas sabem como prepará-los. Com um pouco de criatividade, inovação e adaptação, é possível vender as delícias em saquinhos decorados, potes individuais etc.
Confiram, então, as 3 opções de maior sucesso e prepare o arraiá da sua confeitaria!
Quem já está no universo dos bolos pode entrar no clima das festas juninas oferecendo aos seus clientes uma deliciosa versão preparada com milho — um dos ingredientes mais usados nessa temporada, seja em curau, pamonha etc.
As receitas variam bastante, e existem algumas bem práticas, para fazer no liquidificador mesmo, com a medida de uma lata de milho Veja só!
Bata 2 latas de milho verde (sem a água), 1 lata de leite, 1/2 lata de óleo, 3/4 de lata de açúcar, 1/2 lata de coco ralado, 1 lata de flocos de milho pré-cozido, 3 ovos e 1 pitada de sal. Depois de batido, acrescente 1 colher de sopa de fermento químico em pó e bata apenas para misturar. Leve ao forno 180ºC, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos.
Esse verdadeiro clássico da culinária doceira não poderia ficar de fora da nossa lista. E as opções de receitas são tão inúmeras quanto deliciosas, por isso, vale a pena considerar o gosto da sua clientela para oferecer o que mais agrada.
Algumas opções incluem no cozimento da canjica branca (a mais tradicional) com leite, ingredientes como leite condensado, coco ralado, leite de coco, laranja e mel. Também há quem não dispense o amendoim. Para completar, há quem prefira a canjica quente, enquanto outras pessoas só comem gelada.
Vender em potinhos que podem ir para a geladeira e para o micro-ondas é uma boa ideia, bem como, oferecer algumas opções com e sem canela, com e sem amendoim, entre outros.
Também chamado de doce de leite de corte, esse é um dos doces de festas juninas que mais fazem sucesso entre crianças e adultos. Para comercializar, basta cortar em formatos atrativos ou colocar em lindos saquinhos decorados.
O grande diferencial da rapadura de doce de leite está no custo: barato para fazer e, consequentemente, barato para comprar. Faça o teste e veja os pacotinhos sumirem das prateleiras!
Para o preparo, basta 1 lata de condensado (leite fresco ou integral, se preferir), a mesma medida de açúcar e manteiga para untar o tabuleiro. Misture os 2 ingredientes na panela, ligue o fogo e mexa por cerca de 1 hora, até que fique escuro e com uma consistência de brigadeiro. Transfira para a forma untada (ou com papel manteiga), espalhe bem e deixe esfriar para cortar.
Essas são apenas algumas ideias deliciosas de doces de festas juninas! Para ter sucesso garantido e se destacar, avalie o perfil do seu público, a estrutura da sua cozinha e corra até o caderninho de receitas da vovó para garantir um quitute inédito e que, com certeza, atrairá mais clientes para o ano todo.
Vale lembrar que a grande maioria dessas receitas têm um baixo custo de preparo, o que ainda vai garantir bons lucros!
Gostou destas dicas? Entre no nosso canal do youtube e veja receitas com o melhor do universo da confeitaria!