A fidelização de clientes é uma estratégia cada vez mais buscada por empresas de todos os portes e setores e tem como foco tornar o consumidor um comprador recorrente — além de um divulgador e defensor espontâneo de uma marca nas redes sociais. Um cliente fidelizado é aquele que está disposto até a pagar um pouco mais caro por um produto para comprar na sua empresa preferida.
A confeitaria tem produtos muito atrativos visualmente e pode utilizar as mídias sociais focadas em imagem, como o Instagram, para criar as estratégias, fazer pesquisa de satisfação e impulsionar essa fidelização.
Neste post, vamos entender como fidelizar cliente, com 4 dicas que vão ajudar a sua confeitaria nessa sua estratégia. Confira!
Para fidelizar cliente é preciso saber quem ele é, onde mora, qual é a faixa etária, o que ele gosta, o que ele não gosta, entre outros. Somente assim será possível criar estratégias de fidelização que consiga atingir a maioria dos seus possíveis consumidores.
Com as redes sociais, ficou muito fácil identificar as características de seu público. O Instagram, por exemplo, permite a criação de enquetes interativas que entregam resultados em tempo real. Com o recurso “caixinha de perguntas”, a empresa pode obter dicas e sugestões de melhores. Nas enquetes deslizáveis, é possível criar uma pesquisa no estilo NPS, que permite entender o nível de fidelização em que cada cliente está.
Os programas de fidelidade com pontos permitem criar uma recorrência de compras com os clientes, mas também permitem que a empresa mapeie os hábitos de compras dos consumidores, tornando a tomada de decisão de decisão mais certeira e contribuído para que a empresa conheça o público-alvo.
Nesse programa, o cliente se cadastra em uma app ou site com seus dados pessoais e, quando for ao estabelecimento, digita o seu CPF ou código de inscrição e recebe pontos de acordo com o valor gasto ou produtos comprados. Esses pontos são acumulados e podem ser trocados por produtos na loja.
Nem todo mundo tem um orçamento para contratar uma equipe para desenvolver um plano de fidelidade digital. Nesse cenário, a melhor alternativa é o cartão fidelidade que também visa reforçar a compra recorrente. Basicamente, o cartão “premia” o cliente que compra recorrentemente na loja, com algum brinde ou desconto.
Por exemplo, o cliente ganha um cartão com 5 campos vazios e, a cada vez que ele comprar um produto ou ultrapassar determinado valor em compras, ele ganha um adesivo para preencher um desses campos. Quando ele completar 5 adesivos, recebe a sua recompensa, que pode ser um produto gratuito ou um super desconto.
De nada adianta criar programas de fidelidade com inúmeras vantagens, se o resultado final não for agradável. Acima de tudo, o cliente deve querer voltar em sua confeitaria porque gostou de seus produtos, do ambiente e do atendimento.
Por isso, é importante pensar no layout do PDV com foco no bem-estar do cliente. Uma confeitaria precisa ser um local agradável e familiar, para que o consumidor possa entrar e querer ficar, com os produtos bem dispostos, acessíveis e esteticamente bonitos.
O atendimento também precisa ser de qualidade, com atenção, cordialidade e propriedade para tirar as dúvidas do consumidor. E o principal, produto final, precisa ser de qualidade, feito com boas matérias primas, saboroso e bonito, afinal, a confeiteira deve fazer valer aquele ditado: “uma boa comida começa a ser degustada como com os olhos”.
Esperamos que, após a leitura deste post, você consiga otimizar as suas estratégias de como fidelizar clientes. As redes sociais e as ferramentas digitais tornaram a criação de campanhas de marketing acessíveis a empresas de todos os portes, permitindo que o empreendedor vá muito além do simples anúncio. Utilize as enquetes, pesquisas e formulários gratuitos ao seu favor e aproveite bem os dados.
Gostou das nossas dicas? Então, continue em nosso blog e entenda a importância dos indicadores de vendas para o seu negócio.