Administrar um negócio não é um trabalho nada fácil. Além de dominar o assunto-chave da sua empresa, é necessário entender um pouco sobre vários aspectos, como marketing e financeiro. Nesse momento, é fundamental contar com uma equipe de qualidade, mas também entender sobre como administrar um comércio — elaboração de um modelo e de um plano de negócios.
Quer saber como fazer para estruturar a sua empresa de maneira estratégica e se manter por dentro das tendências do seu mercado de atuação? Continue a leitura e saiba tudo sobre como administrar um negócio de sucesso e quais fatores externos podem colaborar com esse processo!
O primeiro passo para quem quer saber como administrar um comércio de sucesso é entender e elaborar o seu modelo de negócio. Ele é basicamente o pensamento estratégico do funcionamento da empresa: qual problema resolverá para os consumidores, como isso será feito e qual será a forma como cobrará por isso.
Esse conceito passou a ser mais difundido após a criação da metodologia Canvas, no final dos anos 2000, pelo Suíço Alex Osterwalder.
O Canvas é desenvolvido visualmente em formato de quadro, facilitando a visualização geral das características do negócio. Ele é estruturado por meio de nove componentes que abrangem as principais áreas de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.
Veja quais são esses nove componentes e que aspectos cada um deles deve cobrir:
O plano de negócios deve ser um documento ainda mais completo e detalhado do que mostrado acima. A elaboração dessa estratégia é fundamental para quem deseja aprender como administrar um negócio.
É ele que vai te ajudar a entender o mercado, o público-alvo, os riscos do seu negócio e — o mais importante — como evitá-los e corrigi-los. Um bom plano de negócios deve abordar os serviços e produtos oferecidos, assim como fazer uma análise da concorrência de dos fornecedores.
Um dos pontos mais importantes do plano de negócios é a análise das forças e das fraquezas da empresa — internas ou externas. Vamos detalhar esses assuntos mais adiante.
Para desenhar as estratégias do seu plano de negócios, é preciso entender a fundo o mercado em que está inserido. Quais são os fornecedores? Quem são os seus concorrentes? O que busca o seu público-alvo? Veja aqui como responder a essas e tantas outras perguntas.
O mercado de confeitaria, assim como o da panificação, é muito ligado a valores tradicionais, ao mesmo tempo, em que está sempre incorporando novas tendências e formas de atuação mais modernas.
Para poder ter sempre uma análise atualizada deste segmento, é importante acompanhar os conteúdos de referência, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP).
Quem é o seu cliente ideal? O que ele busca e quais são seus desejos e anseios? Quais problemas enfrenta e como a sua empresa pode ajudar com isso? O que ele gosta de comprar, quais são os seus valores? Para saber como administrar um comércio de sucesso você deve responder a essas perguntas.
Você sabe o que é benchmarking? Bom, esse termo em inglês se refere a uma análise da concorrência. Essa é a hora reunir sua equipe e analisar as ações feitas pelas empresas do setor.
Essa comparação pode te ajudar a conhecer melhor o segmento e a entender os valores cobrados. Além disso, é uma ótima oportunidade para se inspirar nos cases de sucesso e também para aprender com os erros dos outros.
Se o que você quer é o caminho de como administrar um comércio, é fundamental compreender os caminhos para elaborar um planejamento estratégico. Esse será um plano de longo prazo a fim alcançar seus objetivos enquanto empresário. Confira abaixo!
A análise SWOT, também conhecida como método “FOFA”, diz respeito a quatro pontos fundamentais para a administração de qualquer negócio. Entenda quais são eles:
Quais são os seus objetivos para o seu comércio? Nesse ponto, deverá refletir sobre o lugar que o seu negócio ocupa hoje e aonde você quer chegar. É importante criar metas e estabelecer um planejamento para poder alcançá-las.
Ajudar o pequeno confeiteiro a crescer? Trazer o que há de mais novo no mercado? Propiciar a vivência de bons momentos e a criação de memórias afetivas? A missão, a visão e os valores do seu negócio resumem a forma como ele vê o mundo o como quer afetá-lo.
Defina como você quer que seu produto se posicione no mercado. Seus serviços são diferenciados, com qualidade e preço acima da média ou você é conhecido por oferecer um bom custo-benefício com valores acessíveis?
O plano de marketing é um dos pontos mais importantes dentro da estratégia de como administrar um comércio. Enquanto o plano estratégico desenha os sonhos do seu negócio em longo prazo, essa estratégia é de ação mais intensa e geralmente deve ser revista todos os anos.
Ele vai abarcar questões como a melhor forma de estabelecer seus produtos e como divulgá-los. Veja mais!
O mix de marketing é a definição dos quatro P’s mais importantes para uma empresa de produtos: Produto, Preço, Promoção e Praça. Entenda:
De nada adianta oferecer os produtos mais criativos, elaborar um plano de marketing incrível ou alugar o melhor ponto da cidade se não foi feito um bom planejamento financeiro para estruturar todas essas boas ideias. Aprenda aqui como fazer o seu plano financeiro e operacional!
Para ser feito corretamente, um plano financeiro e operacional deve ser, antes de tudo, extremamente detalhado. A ideia aqui é a de pensar em todos os cenários possíveis e trazer soluções para os imprevistos que possam surgir.
O objetivo principal é de diminuir custo e simplificar as rotinas. Antes de começar, liste todos os custos pré-operacionais do negócio: aluguel, impostos, equipamentos, folha trabalhista, entre outros. Analise o essencial e busque estratégias para diminuir os valores, como optar pelo aluguel, e não pela compra, dos equipamentos mais caros.
Além de saber os processos necessários para a administração de um comércio de sucesso e as estratégias referentes a diferenciação de marca e concorrência, é preciso também se manter atualizado com o mercado e buscar soluções eficientes. Veja alguns pontos importantes, a seguir.
No dia a dia de uma empresa, a gestão de qualidade é um aspecto de extrema importância, Ela vai garantir a padronização dos serviços e produtos e estabelecer a qualidade a ser sempre oferecida. O conceito de gestão de qualidade também inclui um atendimento de excelência, algo que tem sido cada vez mais exigido pelos clientes.
O empreendedorismo é a melhor opção para quem quer inovar em qualquer segmento. Mas sabemos bem que esse não é um caminho fácil. São muitos os desafios de quem busca empreender, mesmo além daqueles relacionados ao próprio negócio. Para alcançar esse objetivo é preciso saber um pouco de tudo: administração, gestão de pessoal, marketing e muito mais.
Já faz tempo com que o Marketing Digital deixou de ser uma tendência para se estabelecer como regra no mercado de confeitaria. Hoje em dia, quem não está na internet, é como se nem existisse.
As redes sociais se tornaram o caminho mais rápido e fácil para o diálogo entre o cliente e a empresa, portanto, é primordial que tenham a devida atenção. Elas precisam ser atualizadas diariamente e as perguntas e comentários recebidos não podem ficar sem respostas efetivas e educadas.
O ideal é contratar um profissional especificamente para essa função. Além de poder pensar estratégias eficientes e criativas, é muito importante que ele conheça a fundo a realidade e o funcionamento do negócio.
Estar sempre por dentro das tendências do mercado é fundamental para conseguir se diferenciar da concorrência e oferecer aos clientes o que eles, de fato, procuram. Quando se trata de confeitaria, as modas da estação podem mudar com rapidez. Por isso, é uma boa ideia procurar acompanhar os canais de referência no assunto.
Para oferecer sempre o melhor produto, também é interessante acompanhar as feiras e eventos de negócios do setor, além de buscar aprender com frequentes cursos de qualificação.
O que você sabe sobre como administrar um comércio? A troca de conhecimento é sempre enriquecedora. Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, conte um pouco da sua experiência e aproveita para ouvir o que os seus colegas têm a dizer sobre o assunto!