As celebrações do final de ano são bastante populares no Brasil e podem ser muito lucrativas para as confeitarias. As confraternizações entre amigos, as festas nas empresas ou em família sempre são acompanhadas de doces e podem tornar as vendas no Natal uma excelente oportunidade para expandir o sucesso do seu negócio.
No entanto, as oportunidades que surgem com as vendas sazonais tornam o mercado mais competitivo, pois nenhum confeiteiro quer perder uma das épocas mais lucrativas do ano. Isso quer dizer que é necessário planejamento para preparar os produtos, divulgar sua marca e encantar os clientes.
Pensando em ajudar você nessa tarefa, selecionamos as 7 melhores estratégias para vender mais durante as festividades natalinas. Vamos lá?
Aqui estão as nossas dicas para destacar seu trabalho no mercado nessa época do ano.
Não deixe que o aumento de pedidos prejudique a qualidade do seu atendimento. Lembre-se que a experiência do consumidor começa com o contato inicial e segue após a concretização da venda.
Quanto mais atenção for dada ao público, maiores são as chances desse cliente recorrer à sua confeitaria em outras celebrações. A contratação temporária de um ajudante pode ser uma alternativa para ajudar você a lidar com a produção sem prejudicar o contato com os consumidores.
Não se esqueça dos fregueses atendidos. Eles já conhecem a excelência do seu atendimento e dos produtos que você cria, então tente reconquistá-los nas vendas natalinas.
Envie mensagens, e-mails com os produtos desenvolvidos para essa época e estimule esses clientes a comprarem novamente em seu negócio.
Cuidado na hora de organizar o estoque para as vendas do final de ano. Tente comprar com antecedência os ingredientes mais utilizados para o preparo dos doces tradicionais de Natal para não correr o risco de ficar sem suprimentos e também para garantir um melhor preço.
Parte do sucesso das vendas natalinas está no clima que essa época do ano desperta com as decorações. Por isso, é importante embalar os produtos com materiais diferentes daqueles que você utiliza em outras épocas do ano.
Aposte nas cores mais usadas nas celebrações de Natal, como verde, vermelho, dourado, branco e prata. Esse clima natalino e festivo também deve estar presente na loja física e nas páginas de sua confeitaria na internet.
Calcule o volume de produtos que você deseja vender e em quanto tempo. Tome essa referência para definir quais produtos podem ter preços reduzidos e o tipo de desconto. As promoções são uma oportunidade para os clientes aproveitarem o valor do desconto e adquirir outro produto com o preço cheio.
As ações promocionais que você pode utilizar também incluem:
Quanto mais diversos forem os métodos de pagamento, mais preparado seu negócio está para receber os clientes. Além da cobrança em débito, dinheiro ou PIX, busque oferecer o parcelamento da compra a partir de um determinado valor para aumentar o volume de pedidos desse consumidor.
Prepare suas redes sociais para comunicar aos consumidores tudo o que seu negócio vai oferecer para as celebrações do final do ano. O ideal é criar um portfólio com as imagens dos produtos exclusivos desse período e divulgar ingredientes, preços e porções. Isso ajuda o cliente a se preparar para fazer a encomenda.
As vendas no Natal são a oportunidade ideal para sua marca se consolidar no mercado da confeitaria. Adote essas estratégias e apresente a qualidade dos seus produtos para o maior número de clientes.
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