A história da confeitaria data de tempos remotos e isso permitiu que essa arte desenvolvesse um incrível leque de uso de ingredientes, técnicas e pratos deliciosos. Apesar da variedade de opções que a confeitaria pode explorar, ainda assim é possível usar a criatividade para inovar e atingir excelência na produção e aumentar vendas.
Dentre diferentes métodos para fazer com que um bolo, torta ou doce chame atenção e roube olhares — afinal, a boa aparência das comidas está diretamente ligada ao desejo por aquela delícia — a cor é um artifício extremamente eficiente nesse processo. Confira as dicas a seguir para conseguir fazer a pigmentação ideal para a cobertura dos seus bolos.
O círculo cromático é uma ferramenta abstrata que tem uma graduação de diferentes cores representadas em uma forma circular. Sua principal função é entender a composição e relação entre cores primárias, secundárias, terciárias, complementares e análogas.
Cores primárias — azul, vermelho e amarelo — são as cores principais que ao serem misturadas geram as cores secundárias: verde, roxo e laranja. Da mesma forma, cores secundárias e primárias misturadas, geram cores terciárias – sub tonalidades entre cores primárias e secundárias – e essa variedade compõe todo o círculo cromático.
Cores complementares, representam as cores opostas em um círculo cromático: ao traçar uma linha reta passando pelo centro do círculo, conectamos as duas nuances. Elas geralmente têm maior contraste quando combinadas, deixando o aspecto do objeto ou produto atraente.
Cores análogas correspondem às cores “vizinhas” e quando dispostas juntas, transmitem uma ideia de unidade, visto que têm diferenças sutis.
Como mencionado, por meio do círculo cromático, é possível determinar as melhores opções de cores para atingir tonalidades e combinações harmônicas. Para fazer uma mistura bem-feita, o primeiro passo é definir as cores ou a cor a ser usada na cobertura.
Com apenas cores primárias — azul, vermelho e amarelo, branco e preto — é possível atingir uma variedade ampla de cores. O branco é responsável pela alta luminosidade, proporcionando tons mais claros e no caso de escuros, a adição de preto gera tons mais fechados.
O passo para alcançar a cor ideal é fazer uma série de testes e anotações e se possível catalogar os tons atingidos. Por exemplo, ao misturar amarelo e azul, conseguimos a cor verde. Se o objetivo é atingir um verde água clarinho, é preciso adicionar um pouco a mais de azul e adicionar gradualmente o branco até chegar ao tom desejado.
Para chegar ao tom ideal de cobertura de bolo, são indicados alguns pigmentos. Confira alguns deles a seguir.
Corantes em gel são altamente concentrados e têm uma pigmentação mais forte, sendo uma opção eficiente e rentável na hora de tingir tipos diferentes de preparos. É muito recomendado também para tingimento de massas e coberturas mais consistentes.
Corantes líquidos têm alta capacidade de dispersão sendo a melhor opção para pinturas e até em decoração com aerógrafos — equipamentos que funcionam similares a um spray. Eles têm concentração dos pigmentos e uma gama enorme de cores disponíveis. São indicados para tonalizar glacês em tons pastéis, além de ser usados em diferentes tipos de preparos.
Corantes em pó que atingem a pigmentação total, e por isso são recomendados para uso em preparos onde a consistência não pode ser alterada, são exemplos disso, suspiros e macarons. Têm alta concentração e fixação de cor, e podem ser misturados em um pouco de água ou álcool de cereais previamente para pinturas específicas na cobertura.
Extremamente prático e pronto para usar, o corante lipossolúvel é recomendado para uso em chocolates. Suas vantagens estão em pigmentações tanto mais claras quanto mais fortes, tudo vai depender da quantidade adicionada.
Por meio dos conceitos mencionados, é possível experimentar e atingir bons resultados na colorização e atingir a pigmentação ideal de produtos na confeitaria. No entanto, é recomendado o aprofundamento em cursos profissionalizantes para aprimorar técnicas e ampliar o conhecimento na área da confeitaria.
Gostou das dicas de como encontrar cores e a pigmentação ideal para bolos? Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas dentro da confeitaria!