As vendas B2B — ou seja, aquelas realizadas de “business to business“, ou de “negócio para negócio” — são importantes para muitos formatos de negócios. No caso de uma confeitaria, por exemplo, atender a uma encomenda de empresa pode garantir transações com mais volume e uma frequência maior, caso o profissional consiga fidelizar esse cliente.
Mas assim como o ticket médio aumenta nesse tipo de negociação, também cresce a expectativa do cliente. Afinal, é preciso agradar a um número maior de pessoas e garantir um custo mais acessível para o caixa da empresa.
Afinal, como trabalhar com as vendas B2B e garantir a satisfação de todos os envolvidos? Confira as nossas 5 dicas!
Antes de fechar uma venda com qualquer tipo de cliente, é essencial conhecer bem o seu produto para que você não ofereça nada daquilo que não possa entregar. No caso de uma empresa, esse cuidado deve ser ainda maior, já que a responsabilidade é grande.
Não adianta, por exemplo, confirmar que consegue entregar determinado número de cupcakes para um coffee break e não cumprir com o combinado — seja por falta de utensílios, seja por falha no estoque ou incapacidade de produção.
Ao comprar os ingredientes, você certamente recebe desconto por levar uma quantidade maior, não é mesmo? Essa é uma prática comum no mercado, e o seu cliente espera que, encomendando uma grande quantidade, pague um valor menor.
Ainda que, em um primeiro momento, essa estratégia não seja muito interessante para o seu negócio (já que você viu nessa grande encomenda uma oportunidade de organizar as contas), pense no longo prazo e na possibilidade de fidelizar esse cliente. É melhor abrir mão de parte do lucro agora e garantir muitos pedidos grandes como esse no futuro.
É claro que a qualidade superior precisa estar presente em todos os seus produtos, dos ingredientes às embalagens, independentemente de quem seja o seu cliente. Mas no caso das empresas, como dissemos, várias pessoas vão ter acesso àquilo que você produziu.
É preciso, portanto, que os itens sejam capazes de agradar a todos os paladares — em especial, os mais exigentes. Não descuide da matéria-prima e do visual, já que as pessoas, provavelmente, vão comentar sobre os alimentos, estejam eles esplêndidos ou nem tanto.
Ao receber uma encomenda de empresa, não deixe de considerar a forma de entrega e planejá-la com antecedência. Talvez você não tenha a estrutura adequada para levar um grande volume de produtos, garantindo que eles cheguem com segurança ao seu destino.
Nesses cenários, terceirizar a entrega pode ser uma boa opção. Mais uma vez, trata-se de abrir mão de parte do lucro para garantir a satisfação e a fidelização do cliente.
Como você viu, boas parcerias são essenciais para as vendas B2B, seja para conseguir melhores preços na compra de ingredientes e materiais, seja para terceirizar os fretes. A Mago, por exemplo, é a maior indústria de suprimentos para confeitaria do Brasil, e tem a capacidade de fornecer variedade e qualidade com um excelente custo-benefício.
Além disso, oferecemos cursos exclusivos para os profissionais de confeitaria, garantindo a sua especialização constante no mercado e a capacidade de atender a qualquer encomenda de empresa.
Para saber mais como podemos ajudar nos seus negócios, entre em contato com a nossa equipe!