Quando compramos um determinado produto, uma das informações fundamentais que este deve conter na embalagem é o prazo de validade, ele indica a vida útil do conteúdo comercializado. Isto é, o intervalo de tempo que tal produto permanece adequado e seguro para consumo.
Essa medida é tratada e imposta pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que tem como intuito registrar, fiscalizar, regulamentar e monitorar a produção e comercialização de produtos da indústria de alimentos, sendo um dos maiores órgãos responsável por esse controle.
Assim, para estar dentro da lei é importante informar o prazo de validade de determinados produtos. Por isso, entenda como realizar esse cálculo na prática para proporcionar total qualidade dos produtos aos seus clientes.
Além de ser obrigatório para os estabelecimentos, o prazo de validade contido nos produtos oferece vantagens, tais como:
Para determinar o prazo de validade de um produto, geralmente utiliza-se análises e testes laboratoriais rigorosos com o intuito de verificar mudanças físicas e químicas, como cor, sabor, textura, odor, aroma e contagem de microrganismos (leveduras, fungos e bactérias). Dessa forma, é possível analisar quando um produto pode ser consumido após a sua fabricação, sem haver modificações de suas características.
Além destes, outros testes são utilizados para determinar as condições específicas nos intervalos de tempo, entre eles podemos citar:
Além de correr o risco de receber um ato de infração ou multa por não informar o prazo de validade, o consumo de um produto vencido pode trazer diversos danos à saúde, como dores estomacais, diarreia, intoxicação alimentar, cólicas e vômitos. A variedade e intensidade desses sintomas decorrem de alguns fatores, como a quantidade ingerida, tipo de alimento, potencial microrganismo contaminante, tempo de vencimento etc.
Desse modo, caso o consumidor compre um produto com a data de validade vencida, ele tem direito de solicitar a substituição deste item ou a quantia paga, sem prejuízos de eventuais danos e perdas. Por isso, é importante informar o prazo de validade do produto e garantir as características corretas e de qualidade para o consumidor.
Esse conteúdo foi interessante para você? Então deixe seu comentário, queremos saber a sua opinião.