Você que é empreendedor, com certeza já parou para pensar em como criar campanhas de fidelização de clientes que sejam eficazes e que possam ser aplicadas tanto no ambiente online, quanto presencialmente na loja física, não é mesmo?
De fato, sabemos que toda empresa precisa manter o foco nas vendas, é claro, mesmo assim, não devem nunca deixar de ter foco também na fidelização dos clientes.
Pensando nisso, vamos dar 4 dicas de ações e campanhas de marketing para ajudá-lo na tarefa de fidelizar clientes, seja no online ou offline. Acompanhe com a gente e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Para implementar um programa de pontos será preciso reunir um cadastro dos clientes participantes e a partir disso estipular as regras sobre como o programa vai funcionar.
Normalmente, cada compra realizada equivale a um número de pontos que vai sendo acumulado dentro de um determinado período e depois de uma certa quantidade de pontos os clientes podem trocar essa pontuação por brindes, descontos, experiências em lojistas parceiros e tudo o mais que possa encantá-los.
Vale ressaltar que o programa precisa ser fácil de compreender e, necessariamente, deve oferecer vantagens aos clientes, para que não seja apenas mais uma daquelas ofertas que nunca geram nenhum tipo de benefício real e acabam por frustrar os consumidores.
Uma outra maneira bastante interessante de fidelizar clientes é por meio da elaboração de pacotes promocionais. Na prática, funciona da seguinte forma: o lojista separa alguns itens em que ele quer reduzir o preço e monta alguns kits com descontos reais.
Este tipo de oferta costuma agradar bastante a clientela que tem a chance de adquirir mais produtos por um valor mais acessível e ainda contribui para o giro do estoque de algumas mercadorias. Resumindo, todos os envolvidos saem ganhando com esta ação simples e eficiente.
Para ser bem-sucedido no propósito de fidelizar clientes, é possível ainda que o lojista crie um cartão fidelidade que possa oferecer descontos exclusivos para as pessoas cadastradas.
Esta estratégia também é bastante fácil de ser aplicada e rende bons resultados, uma vez que os clientes que possuem o cartão passarão a dar preferência para a sua loja na hora de fazer suas compras. Quer dizer, excelente recurso para uma campanha de fidelização de clientes ter sucesso.
Uma boa tática para a sua campanha de fidelização de clientes é oferecer descontos para as próximas compras. Para funcionar é preciso sinalizar a promoção e treinar a equipe para reforçar esta informação junto aos clientes.
Essa medida super prática estimula os clientes a retornarem ao seu estabelecimento e contribui para que o fluxo de pessoas na loja seja sempre alto, o que aumenta as chances de vender mais.
Por fim, vale ressaltar que são inúmeras as vantagens das campanhas de fidelização de clientes bem-feita, tais como: aumentar as vendas, fortalecer a reputação da marca no mercado, sair na frente da concorrência, atrair e reter novos clientes.
Agora que você já sabe quais são as 4 dicas essenciais para você criar uma campanha de fidelização de clientes, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!