Chefs costumam comparar o seu trabalho com o de confeiteiros, dizendo que na cozinha é possível arriscar mais — enquanto que as receitas de bolos, principalmente, devem ser seguidas à risca, ou alteradas somente depois de muitos testes. Não é à toa que muitas pessoas afirmam que a confeitaria é quase um processo químico.
Quando as quantidades de ingredientes e os processos não são respeitados, muitas coisas podem dar errado. Mais uma vez citando os bolos, não é incomum que as porções de açúcar — ou outro item que acrescente doçura à massa — sejam inadequadas, fazendo com que o confeiteiro precise saber como consertar o doce dessa receita, para que o seu trabalho não vá por água abaixo.
Sim, isso acontece! E se o seu bolo está com a consistência perfeita, uma aparência de dar água na boca, mas com a massa doce demais, nós temos algumas dicas do que fazer para consertar. Veja agora mesmo e salve o seu trabalho!
Se o seu bolo for simples, sem outros recheios ou coberturas, uma boa dica é preparar uma calda cítrica, como de limão ou laranja. Essa combinação será capaz de anular o excesso de doçura captado pelo paladar.
Além do suco da fruta, é possível aproveitar as raspas (de limão, limão siciliano ou laranja, por exemplo) tanto para saborizar essa calda quanto para dar um toque especial na decoração do bolo.
A massa ficou doce demais e você não quer continuar com o projeto do bolo do jeito que está? Não tem problema! Que tal aproveitar essa doçura toda e criar um produto diferente — e que aceita uma massa mais doce?
É possível, por exemplo, desconstruir tudo e transformar o seu bolo em outras receitas. Veja só:
Uma ganache de chocolate amargo pode ser a salvação do seu bolo! Para usar esse truque a seu favor, prefira utilizar chocolates com mais de 70% de cacau, a fim de atenuar o excesso de doce no paladar.
Não dá para comer uma grande quantidade de um bolo que ficou doce demais, certo? Contudo, se essa doçura não ficou muito excessiva, é possível apostar no sucesso de porções menores.
Isso mesmo! Se você preparou o bolo para servir a um grupo de convidados, por exemplo, utilize cortadores para deixar a massa com um aspecto diferenciado (mais fofa, divertida ou elegante) e complete com uma cobertura suave por cima — que pode ser de frutas ou de chocolate amargo, como dissemos.
A ideia, inclusive, pode se tornar uma agradável sobremesa! Ao lado de um sorvete mais cítrico (como o de limão), o seu bolo vai se tornar um prato belíssimo e irresistível.
Até aqui, nenhuma das nossas sugestões lhe agradou ou não atendeu a sua necessidade? Tudo bem, pois há mais um recurso. Atualmente, há diversas formas diferenciadas para o preparo de bolos, como aquelas que permitem fazer um bolo xadrez ou um bolo dentro do outro — como uma massa de chocolate em formato de coração dentro de um bolo de baunilha.
Se a sua massa com doce excessivo é de chocolate, por exemplo, tente aproveitá-la misturando com outra a partir dessas formas. Ao uni-la com outra massa menos doce, os sabores acabam se equilibrando. Além disso, visualmente, o resultado vai ser surpreendente, e ninguém vai imaginar que esse bolo tão original surgiu a partir de uma receita que deu errado.
Se nada parece dar certo, é possível, ainda, transformar o seu bolo em uma espécie de farinha para utilizar em verrines, crumbles ou, até mesmo, decorar outros bolos e sobremesas. Essa ideia é muito utilizada pelos confeiteiros para aproveitar pedaços mais quebrados que não foram utilizados em suas receitas.
Existem algumas técnicas que você pode utilizar na massa ainda crua para garantir que o seu bolo não vá ficar excessivamente doce depois de assado. Essas são para anotar no caderninho!
Se você garantir, ainda na massa antes de assar, que o resultado final não vai ficar muito doce, existem alguns truques que dão certo. O primeiro é acrescentar uma pitada de sal na massa — além de ajudar a equilibrar o açúcar, esse segredinho ajuda na diminuição de acidez de alguns ingredientes.
Apenas tenha cuidado na medida para não errar na mão e deixar o seu bolo ou sobremesa salgado: uma colher muito rasa de sal já basta.
Como dissemos no início deste texto, é melhor não se arriscar e respeitar a receita do bolo — se você não estiver testando novas combinações, é claro. Isso porque, na confeitaria, os valores costumam ser exatos e, apesar de não parecer que há muitos ingredientes doces, a mistura entre eles pode resultar em sabores inesperados.
Entretanto, se você quer acrescentar outro ingrediente doce a uma receita já existente, experimente reduzir a quantidade de açúcar da massa em 3 ou 4 colheres.
Viu só? Existem várias formas de como consertar o doce excessivo de um bolo. Dentro da confeitaria, transformar demais as receitas pode acabar dando errado, realmente. Mas a boa notícia é existem muitas possibilidades de utilizar cada produto, e, nesse universo, a criatividade não tem limites. Não tenha medo de arriscar!
Esperamos que o nosso conteúdo tenha ajudado você e salvado o seu bolo. Se você está, agora, em busca de deliciosas opções de coberturas para aliviar o excesso de açúcar da sua receita, conheça os principais tipos de coberturas utilizados pelos confeiteiros!