A goma xantana é um polissacarídeo formado pela fermentação de uma bactéria. Ela é muito útil para dar viscosidade às preparações e é ideal para as receitas sem glúten, pois faz com que as massas fiquem elásticas e macias. Mas, afinal, como usar goma xantana?
Ela pode ser utilizada para diversos fins, como estabilizar, espessar, emulsionar, encorpar molhos, em pães, bolos, doces fitness e outras receitas. A principal função do produto na culinária é estabilizar suspensões e emulsões. Além disso, influencia na durabilidade de pães e bolos, deixando-os frescos por mais tempo.
Continue a leitura e confira como usar goma xantana em 3 receitas incríveis. Vamos lá?
Como falamos na introdução, a goma xantana nada mais é do que um polissacarídeo — uma molécula de carboidrato, que tem como origem vários monossacarídeos. São essas moléculas que, ao entrarem em contato com a água, criam a consistência necessária para a espessar os líquidos. A partir disso, é possível estabilizar molhos, emulsões, criar sobremesas, bolos, pães e outras receitas.
A goma xantana foi descoberta entre as décadas de 1950 e 1960, nos Estados Unidos, e a partir dali, começou a ser utilizado de forma massiva para espessar e estabilizar líquido — quando perceberam que, mesmo não formando um gel, o produto tinha a capacidade de dar viscosidade às receitas. No Brasil a maioria da goma xantana utilizada tem como fonte produtiva a glicose extraída do milho — sendo que 100% do produto utilizado por aqui é importado.
A goma xantana tem como principal função o engrossamento de líquidos — modificando sua viscosidade e textura, além de impedir que haja a separação de ingredientes/componentes que formam a receita.
Normalmente, o recomendado é usar 1/2 colher de chá de goma para cada xícara de farinha. Misture a goma com os ingredientes secos que há na receita. Com isso, a mistura fica mais uniforme.
Se a goma for misturada à água, ela traz mais viscosidade aos molhos, por exemplo. Procure não exagerar na medida da goma xantana, pois as massas podem ficar mais pesadas e grossas. Por isso, tenha atenção para usar sempre a medida correta.
É muito importante respeitar a quantidade recomendada ao fazer sua massa, pois, quando há um exagero na quantidade de goma xantana, você corre o risco de deixar a massa grossa e pesada.
Além disso, o excesso atrapalha a expansão do ar dentro da massa, impedindo que haja o crescimento esperado durante a fermentação — o resultado será um bolo duro. O principal dessa dica é que, uma vez que houve um exagero na adição de goma xantana, você não terá como corrigi-la.
O que muita gente acaba fazendo é adicionar água, acreditando que a aplicação de líquido deixaria a massa mais maleável. A única coisa que esse excesso de líquido fará, é desestabilizar a receita, não corrigindo o equívoco.
Agora que já entendemos o que é a goma xantana e como ela deve ser utilizada nas receitas, vamos ao ponto principal de nosso pote. Confira abaixo, 4 opções deliciosas de receitas para preparar e vender utilizando a goma xantana. Acompanhe!
Essa receita simples e deliciosa pode ser feita com os seguintes ingrediente — que rendem cerca de 8 a 12 porções:
Esse pudim cetogênico tem fácil preparo, a começar pela junção do creme de leite e do cacau em pó em uma panela pequena, ao fogo baixo. É importante mexer a mistura continuamente até que o chocolate derreta, sem deixar que a mistura ferva. Em seguida, você deverá adicionar os demais ingredientes — exceto a goma xantana — e misturar até ficar homogêneo.
Agora é o momento de misturar a goma xantana com 50 ml de água morna e depois uni-la aos demais componentes na panela. Volte a misturar até ficar homogêneo, despeje a mistura em um forma untada ou antiaderente e leve à geladeira por no mínimo 4 horas.
Esse sorvete é saudável e ideal para os dias quentes. Para a receita, basta dissolver a goma na água e bater tudo no liquidificador. Você vai precisar de:
O bolo de laranja pode ser preparado sem glúten e com um excelente resultado se você utilizar a goma xantana. Confira os ingredientes:
Bata os ovos, o suco de laranja e o óleo na batedeira. Misture os ingredientes secos e adicione aos poucos. Por fim, coloque o fermento. Unte a forma com desmoldante e despeje a massa. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de meia hora.
Que tal vender um doce saboroso, proteico e prático? Basta bater em um mixer e levar à geladeira por 6 horas:
Para a calda, você pode misturar 1 xícara de frutas vermelhas com 1 colher de sopa de geleia de fruta e aquecer no microondas por 30 segundos.
Agora que você sabe como usar goma xantana na confeitaria, pode deixar suas receitas muito mais saborosas. Ao melhorar a textura das sobremesas, ela faz com que o resultado seja muito melhor do que quando a preparação é feita apenas com o uso da farinha sem glúten. E lembre-se de usar produtos de qualidade para garantir os benefícios da goma.
Gostou das nossas dicas? Você utiliza a goma xantana em suas receitas? Compartilhe com a gente nos comentários!